Medicina Tradicional Chinesa vai além da acupuntura: Veja um caso do meu atendimento
- Thaís
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Outro dia, durante um atendimento, uma cliente me perguntou se medicina chinesa e acupuntura eram a mesma coisa. É uma dúvida bem comum, e eu aproveitei a oportunidade para explicar que, na verdade
a acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa (MTC), mas a MTC vai muito além das agulhas.
Ela ficou surpresa quando eu falei que a medicina chinesa é um sistema completo de cuidados com a saúde.
A MTC trabalha o corpo como um todo, buscando sempre equilibrar a #energia vital, o Qi. Quando o Qi está fora de #equilíbrio, aparecem as doenças, e a medicina chinesa oferece várias formas de tratamento para resolver isso. Além da acupuntura, ela inclui:
Uso de ervas medicinais
Massagem terapêutica (Tui Na)
Orientações alimentares
Práticas corporais como Tai Chi e Qi Gong
Mas e a Acupuntura?
Eu expliquei que a acupuntura é uma das ferramentas mais conhecidas da MTC, e com aquelas agulhinhas finas, a gente estimula pontos no corpo para melhorar o fluxo de energia. Isso pode aliviar dores, reduzir o #estresse e tratar várias condições. Mas é só uma parte do que a medicina chinesa oferece.
Alcançar esses resultados e muitos outros benefícios também é possível por meio de outras técnicas, como #Reflexologia Podal, #Shiatsu, #Moxabustão, #Ventosaterapia.
E são a mesma coisa? Depois dessa explicação, ela entendeu que acupuntura e medicina chinesa não são a mesma coisa, mas estão conectadas.
A acupuntura faz parte da MTC, mas a medicina chinesa oferece muito mais, integrando diferentes práticas para restaurar o equilíbrio do corpo.
Se você também quer entender como essas técnicas podem te ajudar a ter mais #qualidadedevida, aproveita e agenda sua consulta comigo! Vamos conversar e encontrar a melhor abordagem para o seu #bemestar.
Comments